Excelente artigo do jornalista Carlos Chagas sobre a "Reforma Política". Com o título de "Um esbulho em gestação", Chagas mostra o quanto sorrateira, anti-democrática e estimuladora da corrupção é a proposta de voto em lista fechada que o PT quer empurrar goela abaixo do eleitor brasileiro. Que fique bem claro, lista fechada significa "cassar do eleitor o direito de escolher seus representantes".
Chagas vai além e mostra que "aprovada a proposta, restaria ao cidadão votar apenas num partido cujos candidatos constariam de lista única. Preparada pelos caciques partidários, ou seja, a eles caberia elaborar a relação de candidatos, claro que colocando-se nos primeiros lugares. Trata-se de um esbulho, porque de acordo com a votação dada a um determinado partido, serão considerados eleitos quantos pretendentes à Câmara Federal, Assembléias Estaduais e Câmaras de Vereadores caibam no conjunto de votos recebidos, de acordo com os quocientes estabelecidos pela Justiça Eleitoral. "
Agora, imagine a seguinte situação: você, eleitor, deseja votar em José da Silva, para Deputado. Para isso terá que votar no partido que o apresentou, mas ele está lá no fim da lista fechada, e como Robério encontra-se no começo, este elege-se deputado com os votos de José da Silva. Não importa que o eleitor não queira vencedor, é ele que será eleito, mesmo que não tenha votos, pois na lista fechada quem define quem será eleito será o partido, e não o eleitor.
E o dinheiro, como fica?
Mas se você acha que retirar do eleitor o direito de escolher seu representante já é o cúmulo da desfaçatez do PT, saiba que o partido ainda quer quer você financie o PT e demais partidos do governo, COMPULSORIAMENTE. Abaixo segue a transcrição do esquema de financiamento eleitoral que está sendo proposto pelo PT.
Os recursos para financiar as campanhas eleitorais virão do orçamento da união, algo como R$ 1 bilhão de reais recursos públicos serão direcionados para os partidos políticos fazerem campanhas eleitorais. E o detalhe: caso você, eleitor, desejar contribuir com um partido ou candidato, não poderá mais. Mas, sim, você poderá contribuir com o Fundo Eleitoral, que dividirá o dinheiro, privilegiando quem tem a maior bancada na Câmara. Quem tem a maior bancada na Câmara? Sim, o PT.
Ou seja, mesmo que você não seja eleitor do PT, terá que contribuir com a eleição dos políticos do partido. É isso que o PT chama de "Reforma Política", ou seja, um assalto à cidadania do brasileiro. Nem adianta argumentar que a lei poderá estabelecer quantias iguais para todos os que disputarão eleições. Na prática, não é assim que as coisas funcionam. Quem parte e reparte fica com a melhor parte, diz o refrão popular.
E por isso que Eu Voto Distrital.
E por isso que Eu Voto Distrital.
Com informações: Tribuna de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.