A chapa Aliança pela Liberdade foi declarada vencedora das eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB), obtendo 1.280 dos 5.782 votos válidos. A chapa vitoriosa alinha-se com os idéias de liberdade, meritocracia e democracia.
Um dos principais pontos da campanha da chapa Aliança pela Liberdade é a adoção de um sistema parlamentarista no DCE. Outros aspectos apoiados pela Aliança pela Liberdade da UnB é o retorno ao policiamento no campus, e um maior foco nos problemas vividos pelos estudantes, afastamento dos movimentos sociais e de partidos políticos que historicamente dominam a política estudantil.
A Aliança pela Liberdade conta com 30 membros, com predominância de alunos dos cursos de ciência política, economia, engenharia civil e direito. Para sua gestão, a chapa pretende modificar o sistema eleitoral do DCE. "Queremos implementar um sistema parlamentarista, no qual os centros acadêmicos indiquem os representantes do Conselho. Assim, teríamos um órgão plural, sem o domínio desse ou daquele grupo político", explica o vice-presidente da chapa.
A proposta é explicada em detalhes no blog da chapa. Também foi pautada pela chapa a melhoria da infra-estrutura dos câmpus, incluindo o fornecimento de papel higiênico e toalhas de papel nos banheiros da instituição.
Foco na universidade
O DCE da UnB tem se notabilizado, desde 2000, quando foi reaberto, por ser aparelhado e financiado por partidos de esquerda, e também por usar a estrutura do DCE principalmente para questões extra-acadêmicas, como o apoio ao Santuário dos Pajés.
A chapa Aliança pela Liberdade pretende mudar essas pautas e focar na UnB, menos preocupações com revoluções e mais temas que afetem o ambiente universitário.
Enfim, um sopro de renovação da UnB. Parabéns à Aliança pela Liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.