A indicador de valorização imobiliária FipeZap Composto apontou, em outubro/2011, evolução de 1,6%, indicando que os preços dos imóveis continuam a subir no Brasil, porém a um ritmo menor que o verificado em setembro, quando a valorização média foi de 1.9%.
O indicador de preços vem reduzindo seu ritmo desde abril, quando aumentou 2,7%. No acumulado em 12 meses, o preço médio das 7 regiões pesquisadas aumentou 29%, com Rio de Janeiro liderando a alta com 40% de valorização, onde os maiores valores estavam no Leblon, onde o m2 foi anunciado por R$ 16.608, lidera a lista dos maiores preços.
Em São Paulo, os preços anunciados subiram em média 23% em 2011. Desde janeiro de 2008, a alta foi de 117%. A região do Ibirapuera/Vila Nova Conceição ultrapassou o valor de R$ 9.000 e manteve o posto de líder no preço por m2.
Em Brasília a evolução dos preços alcançou 0,7% em outubro de 2011, uma redução do ritmo, como observado no gráfico abaixo.
Conclusão
O mercado imobiliário no Brasil vem se ajustando desde o começo de 2011, mostrando um ritmo de vendas menor, porém com preços mais elevados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.