O Estadão informa que o BIS - Banco Central dos Bancos Centrais - está preocupado com a expansão do crédito imobiliário no Brasil, o que, em sua avaliação ameaça repetir o cenário observado nos EUA, Irlanda ou Espanha, que tiveram estouro de bolhas imobiliárias.
Com base em indicadores de valorização de Rio de Janeiro e São Paulo, ambas as cidades com mais de 100% de aumento de 2008 para cá, o BIS, que inclusive elaborou um estudo sobre fundamentos de preços de imóveis, aponta que os preços bateram recordes históricos. (Descobriu a pólvora?)
A preocupação do BIS não é compartilhada com o SINDUSCON. A entidade contesta a análise do BIS sobre o mercado imobiliário, dizendo que comparar o setor imobiliário no Brasil com o da Europa e EUA é inadequado, pois aqui, as pessoas compram casa para morar, o mercado de títulos imobiliários é incipiente e os preços dos imóveis estavam defasados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.