Dados fornecidos pela Caixa Econômica Federal relativos ao primeiro quadrimestre |
Como pode ser visto no quadro acima, os saques nos primeiros quatro meses de 2012 superam os de 2011 e 2010 tanto em quantidade de saques como em valores, evidenciando que está se vendendo mais e a preços mais caros em 2012. Em valores, os saques em 2012 estão 16.38% superiores aos de 2011, e 24,9% superiores aos observados em 2010.
Essa pujança do mercado imobiliário decorre da expansão dos financiamentos, os quais permitiram aos consumidores adquirem imóveis mais sofisticados, ou mesmo um segundo - para investimento.
A expectativa para os próximos anos é de continuidade do crescimento, porém em ritmo menor que o observado de 2007 até agora. Além disso, a valorização será mais heterogênea, com alguns estados e regiões com apresentando melhor desempenho que outras.
Outro aspecto que permite uma evolução do mercado imobiliário é a continuidade de expansão do crédito imobiliário, que em 2012 continua a apresentar performance superior ao de 2011, conforme os dados do Banco Central do Brasil mostrados no gráfico abaixo.
Com informações: Audiência Pública do Presidente do BC no Senado
Que pais vc vive gracinha, os preços atuais estão impossiveis de serem praticados, não é preciso muito exforço para se perceber isso.
ResponderExcluirO montante dos saques por si só evidenciam muito pouco e não permitem concluir sobre a pujança (sic) do mercado. É mais importante analisar o % desses saques em relacao ao volume do fundo administrado pela CEF. Mais importante ainda é analisar o volume de vendas como indicador de pujança do mercado. Evidente que ao analisar o indicar mais importante, a conclusão seria outra, daí a omissão da autora.
ResponderExcluirTrata-se de mais uma falácia da autora (ref. critical thinking literature), desta vez uma generalização apressada (hasty generalization). A presença de falácias é consistente com vários outros artigos orgulhosamente exibidos neste site, ricos em incoerências e de argumentação simplória.
Minha esposa e eu desistimos de comprar. Alugar por incrível que pareça vale muito mais a pena. Pois o juros e os preços especulativos desses imóveis tirou nossa vontade.
ResponderExcluirDizem que alugar é pagar algo que não é nosso, mas um financiamento de 30 ou 35 anos é a mesma coisa, ou pior. Pois se pagarmos aluguel e pouparmos, no final ainda teremos dinheiro.
Ele vai defender essa especulação com unhas e dentes pois depende disso.
Mas aqui em Santos já tem corretor desesperado.E só vemos prédios vazios ou parados por não ter compradores suficientes.
O fato de saque de fgts se deve a muita coisa, as pessoas é óbvio que vão atrás de qualquer fonte de renda tanto quanto que perde o emprego.
Ricardo Amorim é um vendido com seu contrato com a rede Globo além de ter envolvimento com políticos.