Roberto Campos e Roberto Campos Neto - criador e novo presidente do BC |
Roberto Campos foi ministro do Planejamento durante a administração do General Castello Branco. Ele também negociou a dívida externa brasileira e, incidentalmente, foi um dos primeiros proponentes da autonomia do Banco Central como forma de evitar a interferência política.
O avô do novo presidente do BC foi o principal intelectual do pensamento liberal brasileiro, e cultuado entre os adeptos dessa ideologia econômica, de modo que a nomeação de Campos Neto é muito mais simbólica do que técnica, já que haveria no mercado brasileiro economistas até mais velhos (Campos Neto tem apenas 49 anos), experientes e com até mais bagagem acadêmica.
Mas, sem dúvida alguma, ter um Roberto Campos como presidente do Banco Central do Brasil é extremamente simbólico. E política é feita de simbolismos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões) ou conteúdo ofensivo, racista, homofóbico ou de teor neonazista ou fascista (e outras aberrações do tipo) serão apagados sem prévio aviso.